Entenda a obesidade e veja dicas para prevenir a doença

A obesidade é uma doença e deve ser tratada como tal. E de acordo com o médico nutrólogo, Dr. José Alexandre Portinho, existem alguns fatores que proporcionam um maior desenvolvimento da obesidade especificamente em mulheres.

Ele explica que naturalmente a mulher já possui uma porcentagem de gordura corporal maior. Mas, além disso, fatores como a menopausa, distúrbios hormonais e até a síndrome de ovários policísticos podem desencadear obesidade. “Por isso é de suma importância consultar regularmente o seu médico e sempre fazer check-up para verificar o que tem causado a obesidade ou poderá causar futuramente”, afirma o médico.

Como prevenir a obesidade

O bem-estar físico envolve a prevenção de diversas doenças, inclusive a obesidade. Dr. José Alexandre Portinho ainda fala que ter um sono adequado e disposição para exercícios físicos também ajudam. “Ainda é importante aprender a preparar o básico de pratos nutritivos com alimentos saudáveis e hábitos de horários corretos para uma boa alimentação; e essencial: a boa mastigação”, detalha.

 

A obesidade também pode ser prevenida por uma série de atitudes para manter hábitos de vida saudáveis, como por exemplo:

  • Fazer atividade física com frequência;
  • Fracionar as refeições em 5 ou 6 vezes por dia, procurando estabelecer sempre os mesmos horários para cada refeição;
  • Aumentar a ingestão de alimentos com fibras, que estão presentes nos legumes, verduras e frutas;
  • Evitar o consumo rotineiro de alimentos com muito açúcar como os doces, sorvetes, tortas, pudins e refrigerantes;
  • Muitos alimentos industrializados devem ser evitados por possuírem alto teor de sal e gorduras saturadas, como é o caso dos embutidos (salame, linguiça, salsicha, presunto, mortadela etc);
  • Evitar os molhos prontos como maionese, patês, ketchup, etc;
  • Para consumo dos derivados do leite, dar preferência ao consumo dos desnatados e com pouco sal;
  • Se for consumir carnes, evitar as gordurosas e preferir as assadas, cozidas ou grelhadas. O consumo de peixe deve ser feito com a frequência de 2 vezes por semana;
  • Beber bastante água, pelo menos 2 litros por dia. 

Fonte: https://www.mulhercomsaude.com.br/saude-da-mulher/obesidade-em-mulheres/