Prevalência de câncer e doenças cardiovasculares aumenta com a obesidade

Nova pesquisa européia, publicada no periódico Preventive Medicine, descobriu que ter excesso de peso ou obesidade aumenta exponencialmente a chance de sofrer de doença cardíaca ou câncer, com o risco ainda maior para as mulheres do que para os homens.

As descobertas provêm do estudo Espanhol de Função de Risco de Coronário e Outros Eventos (FRESCO) liderado por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Médica do Hospital del Mar (IMIM) e médicos do Hospital del Mar, que analisou 54.446 pessoas ao longo de um período de 10 anos.

Os participantes eram homens e mulheres entre 35 e 79 anos, com 46,5% dos participantes classificados com excesso de peso; e 27,8% classificados como obesos.

Apenas 26% dos participantes foram considerados com peso normal, com índice de massa corporal (IMC) inferior a 25.

A equipe descobriu que ter obesidade representa mais riscos para a saúde das mulheres, que eram cinco vezes mais propensas a sofrer uma doença cardiovascular e 12 vezes mais propensas a desenvolver câncer do que mulheres com peso normal.

Já as mulheres classificadas com sobrepeso tinham o dobro do risco de doença cardíaca e quatro vezes mais chances de desenvolver câncer em comparação com aquelas classificadas com peso normal.

Nos homens, a obesidade representou um risco aumentado de morte por câncer e mortalidade geral.

Os autores do estudo afirmam que “qualquer incremento na massa corporal acima dos níveis recomendados supõe um aumento proporcional no risco de eventos adversos à saúde”.

Os responsáveis pelo estudo alertam que as melhorias dos fatores de risco cardiovascular nos últimos 20 anos estão sendo “dramaticamente neutralizadas pela epidemia de obesidade”. Para reverter o cenário “seria necessário encontrar estratégias para promover uma dieta saudável, fazer atividades físicas, rastrear doenças e estabelecer políticas de prevenção que afetem toda a população para diminuir a prevalência da obesidade”.

Fonte: http://www.abeso.org.br/noticia/prevalencia-de-cancer-e-doencas-cardiovasculares-aumentam-com-a-obesidade